{"id":899,"date":"2012-02-13T18:00:12","date_gmt":"2012-02-13T20:00:12","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=899"},"modified":"2012-02-13T18:00:12","modified_gmt":"2012-02-13T20:00:12","slug":"chiptune-quando-o-chip-faz-musica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/chiptune-quando-o-chip-faz-musica\/","title":{"rendered":"Chiptune – quando o chip faz m\u00fasica"},"content":{"rendered":"
Chiptune tamb\u00e9m chamado por chipmusic \u00e9 um estilo musical bem diferenciado. Trata-se de m\u00fasica sintetizada em tempo real por computador ou console de v\u00eddeo game que produzem os mesmos sons dos jogos antigos em especial de 8-bits e\/ou samples e emula\u00e7\u00f5es dos timbres caracter\u00edsticos dos consoles e computadores 8-bit (o que gera uma denomina\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica errada), afinal \u00e9 m\u00fasica COM e n\u00e3o DE videogames.
\nSe voc\u00ea ainda n\u00e3o captou a id\u00e9ia, vamos mais fundo: voc\u00ea deve ter vivido a era dos mini games. Do M\u00e1rio, do som de Tetris, do som de Pacman.
\nA “era de ouro” dos chiptunes foi exatamente essa, em meados dos anos 80 at\u00e9 o in\u00edcio dos anos 90, quando estes sons caracter\u00edsticos eram os \u00fanicos dispon\u00edveis para a cria\u00e7\u00e3o de m\u00fasica em computadores.
\nCom uma limita\u00e7\u00e3o gigante para compor m\u00fasicas, artistas tiveram que se virar.<\/p>\n
Hoje em dia, o instrumento mais usado para fazer essa m\u00fasica \u00e9 o port\u00e1til Game Boy. Mesmo com seus quatro canais, poucas op\u00e7\u00f5es de modula\u00e7\u00e3o, ru\u00eddos e restri\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas ele se tornou um \u201c\u00edcone\u201d da Chip Music.
\nVendido na forma de imagem ROM por 2 d\u00f3lares no www.littlesounddj.com, o LSDJ \u00e9 um dos trackers para Game Boy mais utilizados at\u00e9 agora. Ele pode ser usado tanto em cartuchos regrav\u00e1veis como emulado.<\/p>\n
<\/a><\/p>\n Outro instrumento que faz parte dessa loucura \u00e9 o Commodore 64. Lan\u00e7ado em 1982, o C64 tem 64 KB de mem\u00f3ria RAM e tr\u00eas canais de \u00e1udio, mas, mesmo assim, seu chip de som consegue alcan\u00e7ar frequ\u00eancias muito maiores que o Game Boy. Amiga e Atari tamb\u00e9m s\u00e3o usados, s\u00f3 que em menor frequ\u00eancia. J\u00e1 os consoles modernos n\u00e3o fazem mais uso do chip de som, eles emulam.<\/p>\n Isso tudo porque antigamente os compositores possu\u00edam grande flexibilidade em criar seus pr\u00f3prios “instrumentos”, mas recentemente os sons sintetizados por computador tinham somente geradores de tons e geradores de ru\u00eddo, isto tamb\u00e9m impunha limita\u00e7\u00f5es na complexidade das m\u00fasicas; os chiptunes algumas vezes parecem \u00e1speros, estranhos, repetitivos e caracter\u00edsticos de v\u00eddeo game para os desacostumados.<\/p>\n Existem hoje Trackers que tentam emular os computadores antigos, como \u00e9 o caso do Famitracker\u00a0ttp:\/\/famitracker.shoodot.net\/<\/a>\u00a0que ajudam na tarefa de retroceder no tempo. Cl\u00e1ssicas<\/strong> \n Neo cl\u00e1ssica:<\/strong> \n Electro\/Electropop<\/strong> \n Nintendocore<\/strong> \n Gamewave<\/strong> Selo Pr\u00f3prio e o Brasil Para entender melhor essa onda, nada melhor do que conhecermos os respons\u00e1veis pelo primeiro e \u00fanico selo brasileiro de Chip Music, o\u00a0www.chippanze.org<\/a>. Droid-On – Pulselooper – Subway Sonicbeat – Ghouls \u00b4n Eggs – Escaphandro<\/strong><\/p>\n \u00c9 um lugar para encontrar downloads gratu\u00edtos de EP\u2019s, singles e full-lenghts de m\u00fasica eletr\u00f4nica feitas por aparelhos de entretenimento eletr\u00f4nico. E tamb\u00e9m not\u00edcias, imagens, v\u00eddeos e discuss\u00f5es relacionadas a m\u00fasica, videogames e o que mais der na telha. Tudo sob a supervis\u00e3o do nosso Chimpanz\u00e9 Eletr\u00f4nico.<\/p>\n
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\nHoje temos, muitos compositores, e at\u00e9 mesmo bandas, que utilizam e classificam o “Chiptune” como principal estilo musical. As caracter\u00edsticas deste g\u00eanero tamb\u00e9m s\u00e3o amplamente utilizadas como pequenos complementos sonoros em m\u00fasicas pop ou at\u00e9 em m\u00fasicas eletr\u00f4nicas de rave, como techno, trance, entre outros sub-g\u00eaneros, como por exemplo:<\/p>\n\n
\nEnglobam can\u00e7\u00f5es criados por chips, feitos para computadores como o Commodore 64 e para videogames antigos 8 bits, como por exemplo, o Atari 2600, NES e Game Boy. Algumas dessas m\u00fasicas ficaram eternizadas, como a can\u00e7\u00e3o tema do Super Mario Bros.<\/p>\n
\nNada mais s\u00e3o que as m\u00fasicas criadas agora, imitando as cl\u00e1ssicas. \u00c9 emulado atrav\u00e9s de sintetizadores, sejam eles anal\u00f3gicos ou virtuais, e atrav\u00e9s de programas trackers.<\/p>\n
\nO pop misturado com o chiptune. Os efeitos caracter\u00edsticos do chiptune s\u00e3o misturados com batidas de techno, guitarras, vozes, entre muitas outras combina\u00e7\u00f5es. Muito usado por grupos eletr\u00f4nicos, bandas de indie rock, cantores pop, etc. Muitas vezes chamada de Bit-pop e sucesso no Jap\u00e3o conhecidas como Pico-pop.<\/p>\n
\nUma vertente do chiptune que busca um ritmo e uma desenvoltura extremamente r\u00e1pida e intensa, misturado com os instrumentos e a voz do metalcore ou do hardcore punk. O nome “Nintendocore” foi inventado inicialmente como uma piada \u00e0 empresa Nintendo, conhecida por seus videogames 8 bits, mas aos poucos acabou sendo oficialmente adotado como nome do estilo.
\nNintendistas de plant\u00e3o adoraram.<\/p>\n
\nInspirados na gera\u00e7\u00e3o new wave, este \u00e9 um movimento que tinha a inten\u00e7\u00e3o de criar m\u00fasicas de v\u00eddeo games originais, usando diversas experimenta\u00e7\u00f5es amig\u00e1veis com outros tipos de m\u00fasica eletr\u00f4nica.<\/p>\n<\/blockquote>\n
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\nChippanze \u00e9 o primeiro selo\/coletivo de chipmusic do Brasil, formado pelos seguintes artistas:<\/p>\n