{"id":6803,"date":"2013-03-13T11:10:11","date_gmt":"2013-03-13T14:10:11","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=6803"},"modified":"2015-06-05T14:39:29","modified_gmt":"2015-06-05T17:39:29","slug":"a-fita","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/a-fita\/","title":{"rendered":"A Fita"},"content":{"rendered":"
Esse final de semana tive a oportunidade de jogar A Fita com alguns membros do Coletivo Cult e do site On-Sekai. Como j\u00e1 havia dito na mat\u00e9ria sobre RPG nacional<\/a>, era um sistema que estava muito interessado em testar, e com a libera\u00e7\u00e3o da vers\u00e3o 2.0 achei que tinha chegado a hora, mas foi gra\u00e7as a um podcast de playtest do pr\u00f3prio criador do jogo, Diego Astaurete, que vi como o jogo era simples, r\u00e1pido e permitia intera\u00e7\u00e3o \u00e1gil e entendimento mais r\u00e1pido ainda de regras, afinal s\u00e3o bem simples.<\/p>\n A Fita \u00e9 um RPG Narrativo<\/strong> que n\u00e3o se utiliza de mestre, isso mesmo ningu\u00e9m \u00e9 respons\u00e1vel pelo jogo sen\u00e3o todos que est\u00e3o na mesa. Como assim? Voc\u00ea me pergunta acostumado a tantos jogos como Dungeons and Dragons e Vampiro: a M\u00e1scara, e a resposta \u00e9 simples todos s\u00e3o mestres e todos narram. Tempo, talvez essa seja a melhor ideia do jogo. Depois de serem criados os protagonistas e loca\u00e7\u00f5es onde ocorrer\u00e3o a hist\u00f3ria, um dos jogadores pode escolher come\u00e7ar, n\u00e3o h\u00e1 rolagem, n\u00e3o a testes, quem tiver com ideia para um come\u00e7o (e se todos tiverem de acordo) come\u00e7a a narrar, para isso ele escolhe quanto tempo quer, para cada 1 ponto de v\u00eddeo gasto ele tem direito a 15s, e ai que entra o cron\u00f4metro, ter um a disposi\u00e7\u00e3o hoje em dia \u00e9 simples, eu mesmo usei o meu celular para isso, n\u00e3o h\u00e1 limite de coisas poss\u00edveis para a narrativa ou o que pode ser colocado exceto o pr\u00f3prio tempo que foi escolhido, o que o jogador falar na sua vez vai para o v\u00eddeo, o jogador em quest\u00e3o nessa hora vira o Diretor<\/strong> e os outros jogadores os Editores<\/strong>, que poder\u00e3o alterar coisas oferecendo pontos de v\u00eddeo em troca de mudan\u00e7as na narrativa do \u201cdiretor\u201d ou mesmo vetando coisas que acharem desnecess\u00e1rias a hist\u00f3ria. <\/a><\/p>\n <\/p>\n Posso aproveitar para dar uma dicas para quem quer come\u00e7ar a jogar, pelo que eu aprendi em mesa e forem fazer sua primeira hist\u00f3ria, depois da primeira voc\u00ea j\u00e1 vai ter pego a ideia e poder\u00e1 ter suas pr\u00f3prias dicas.<\/p>\n -Antes de come\u00e7ar crie uma sinopse, n\u00e3o deixe solto, eu tentei isso e n\u00e3o foi bom, o pr\u00f3prio quickstart recomenda isso. Diga onde e poss\u00edveis personagens s\u00e3o permitidos, a mente humana pode criar muitas coisas bizarras como ninjas em industrias de estudos gen\u00e9ticos, como foi meu caso, portanto conversam entre todos e escolham um lugar. Minha segunda aventura foi em uma casa assombrada, usar esse ideia j\u00e1 faz muita diferen\u00e7a no que os jogadores podem esperar;<\/p>\n -D\u00ea limite de protagonistas, na primeira hist\u00f3ria ficou um entra e sai de protagonistas, morre um entra outro que mata o outro, e isso foi uma confus\u00e3o, portanto, limite;<\/p>\n -Se algu\u00e9m narrou algo e ningu\u00e9m na mesa n\u00e3o gostou da hist\u00f3ria, os jogadores podem vetar que aquilo aconteceu, e ele se torna um borr\u00e3o, eu n\u00e3o usei isso deixei ao bel prazer, fui lembrado disso depois pelo pr\u00f3prio Diego;<\/p>\n -Use aventuras j\u00e1 conhecida por seus jogadores se estes forem veteranos de RPG, eu mesmo dei a ideia de uma aventura de Rastro de Cthulhu usando os pr\u00f3prios personagens dos jogadores na segunda hist\u00f3ria (da casa mal assombrada), ver eles usarem os personagens e cen\u00e1rios conhecidos mas com a \u00f3tica deles \u00e9 sensacional. Recomendo at\u00e9 quem j\u00e1 jogou tentar isso, o desfecho pode mudar drasticamente;<\/p>\n -Para quem j\u00e1 jogou tamb\u00e9m recomendo a tentar explorar o sistema. A Fita permite muito mais que apenas jogar usando c\u00e2meras, pretendo um dia usar A Fita com Tormenta RPG, absurdo, ousado voc\u00ea pode achar, mas em Tormenta h\u00e1 o Sumo Sacerdote de Tanna-Toh que permite que voc\u00ea saiba e veja tudo contanto que fa\u00e7a as perguntas certas, conversando com o autor do jogo e falando dessa ideia ele tamb\u00e9m deu a ideia de usar espelhos amaldi\u00e7oados, ou seja, n\u00e3o h\u00e1 limita\u00e7\u00e3o sen\u00e3o a pr\u00f3pria mente humana, isso j\u00e1 foi usado com Terra Devastada e isso que me deu a ideia.<\/p>\n Apesar do sistema n\u00e3o estar conclu\u00eddo ainda, um livro final ser\u00e1 lan\u00e7ado pela Editora Retropunk, no site da Editora \u00e9 poss\u00edvel j\u00e1 baixar o Quickstarter e voc\u00ea n\u00e3o ter\u00e1 qualquer problema com o jogo mesmo nesse formato, ele \u00e9 bem redondo e permite \u00f3timas horas de insanidade e narrativa com os amigos.<\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n 1 Ponto de adversidade algo estranho acontece<\/p><\/blockquote>\n 2 Pontos a coisa come\u00e7a a ficar seria<\/p><\/blockquote>\n 3 Pontos algu\u00e9m morre<\/p><\/blockquote>\n Facebook do jogo:\u00a0http:\/\/www.facebook.com\/afitarpg<\/a><\/p>\n Quickstarter oficial do jogo:\u00a0http:\/\/portal.retropunk.net\/?q=node%2F679<\/a><\/p>\n Podcast da aventura do Autor:\u00a0http:\/\/www.mediafire.com\/?ml2f9af45r5l8wl<\/a><\/p>\n<\/div>\n
\nO objetivo de A Fita \u00e9 contar uma hist\u00f3ria de Fount Footage, ou seja, tudo pelos olhos de uma m\u00eddia de grava\u00e7\u00e3o, seja ela c\u00e2mera, celular, ou outra ideia que o grupo possa ter, aliada a uma hist\u00f3ria de suspense, n\u00e3o propriamente terror como expliquei para os jogadores, apesar de estarmos mais acostumados com filmes assim que usam o terror como tema (REC, Di\u00e1rio dos Mortos, V\/H\/S, etc), filmes com tem\u00e1ticas de suspense a l\u00e1 Bruxa de Blair (maior inspira\u00e7\u00e3o para esse estilo) e filmes policiais, com mist\u00e9rios relacionados a crimes, tamb\u00e9m s\u00e3o muito bem vindos, o importante \u00e9 tentar de alguma forma ligar os fatos que est\u00e3o sendo criados, e em um determinado ponto escolhido pelos jogadores encerr\u00e1-la, e entre eles discutirem o que acham que aconteceu realmente no que foi \u201cvisto\u201d. Para isso cada jogador recebe pontos de V\u00eddeo<\/strong>, que s\u00e3o usados para acrescentar protagonistas, criar loca\u00e7\u00f5es (lugares onde v\u00e3o ocorrer as cenas), outras c\u00e2meras e em especial adicionar tempo.<\/p>\n
\nSe voc\u00ea conhece bem seus amigos sabe que eles podem apelar para bizarrices, afinal ningu\u00e9m esta em harmonia perfeita com o pensamento alheio, ou at\u00e9 pode estar, mas algu\u00e9m pode mudar completamente o rumo da hist\u00f3ria, se no come\u00e7o voc\u00ea pensou em por uma abdu\u00e7\u00e3o alien\u00edgena mas algu\u00e9m na mesa enfiou no meio na historia um zumbi, e essa \u00e9 a divers\u00e3o do jogo, n\u00e3o h\u00e1 um desfecho pr\u00e9 definido, ningu\u00e9m sabe para onde a historia vai ir, se teve algo quer percebi dentro do meu grupo de jogo \u00e9 que a narra\u00e7\u00e3o de um dava ideia para outro que super estava se empolgando para continuar porque tinha uma ideia mirabolante. Fizemos duas aventuras no dia, na primeira vez que testamos o jogos raramente saia dos 15s cada narra\u00e7\u00e3o, na segunda aventura eram pego de 45s at\u00e9 90s (1:30) para fazerem a narra\u00e7\u00e3o, o pessoal se soltou mesmo na cria\u00e7\u00e3o da segunda Fita.<\/p>\n
\n\u201cVoc\u00ea no come\u00e7o define um n\u00famero maldito. Sempre que esse n\u00famero aparecer no cron\u00f4metro ao final de um turno, o pr\u00f3ximo diretor \u00e9 obrigado a narrar uma cena de adversidade. Cada adversidade representa algo estranho…3 adversidades e algu\u00e9m deve morrer.<\/p>\n