{"id":5328,"date":"2012-11-07T22:18:05","date_gmt":"2012-11-08T01:18:05","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=5328"},"modified":"2015-06-05T14:51:26","modified_gmt":"2015-06-05T17:51:26","slug":"rpg-nacional-o-mercado-brasileiro-nunca-esteve-tao-bom","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-nacional-o-mercado-brasileiro-nunca-esteve-tao-bom\/","title":{"rendered":"RPG Nacional, o mercado brasileiro nunca esteve t\u00e3o bom"},"content":{"rendered":"
Que atire a primeira pedra o jogador e mestre que nunca se aventurou em criar seu pr\u00f3prio sistema, eu mesmo j\u00e1 tive minhas aventuras com adapta\u00e7\u00f5es de sistemas e uma vez tivemos um membro do grupo que gerou em poucos minutos regras b\u00e1sicas para jogar um RPG baseado em Cavaleiros do Zod\u00edaco, apenas para participar das muitas mesas de um evento de RPG. O objetivo do RPG \u00e9 divers\u00e3o, e como diz Marcelo Cassaro \u201cse voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 se divertindo n\u00e3o esta jogando direito\u201d, o caminho \u00e9 mais que valido.<\/p>\n
Mas e quando o sistema come\u00e7a com uma \u201cadapta\u00e7\u00e3o\u201d de um pequeno grupo, um interesse particular ou uma simples cria\u00e7\u00e3o pela dif\u00edcil aquisi\u00e7\u00e3o do estilo no mercado internacional e ganha espa\u00e7o entre as prateleiras de tantos livros traduzidos e importados de fora? Quando o Brasil resolve por a m\u00e3o na massa e mostrar que tamb\u00e9m produzimos RPGs de qualidade, se n\u00e3o tanto melhor, muitos dir\u00e3o que o RPG nacional est\u00e1 em crise j\u00e1 que h\u00e1 tempos estamos sem novos suplementos traduzidos… eu digo que n\u00e3o \u2018o mercado brasileiro nunca esteve t\u00e3o bom\u2019.<\/p>\n
Jamb\u00f4:<\/strong><\/span> Come\u00e7amos pela pr\u00f3pria empresa Jamb\u00f4. Lembro-me de quando a conheci atrav\u00e9s de um pequeno suplemente para o sistema D20 intitulado \u2018Backdrops – Panos de Fundo\u2019. Foi muito elogiado na \u00e9poca, e realmente devo dizer que come\u00e7aram com o p\u00e9 direito, porque logo em seguida tivemos uma enchente de tradu\u00e7\u00f5es, \u00f3timas escolhas e pontualidade da empresa com seus produtos… Mas o dedo no mercado brasileiro do RPG come\u00e7ou com os lan\u00e7amentos de Tormenta, j\u00e1 bem conhecido pelos jogadores daqui, que n\u00e3o imaginavam o que essa empresa estava preparando.<\/p>\n <\/p>\n <\/a>3D&T Alpha<\/span> – 3D&T teve tanto sucesso na \u00e9poca da Drag\u00e3o Brasil que o Editor Marcelo Cassaro acabou ressuscitando o mesmo na Jambo, e inclusive fazendo algo incomum para os sistemas do g\u00eanero, liberando-o para ser baixado gratuitamente. 3D&T Alpha mantem a premissa antiga, um rpg baseado em mang\u00e1s, quadrinhos e video games, seu sistema \u00e9 simples, suas regras claras e serve para gerar qualquer aventura em pouco tempo, n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o bom a longo prazo (como pude confirmar) mas, em minha opini\u00e3o, \u00e9 o melhor RPG para se come\u00e7ar ou para bagun\u00e7ar em uma tarde qualquer.<\/p>\n http:\/\/www.jamboeditora.com.br\/produtos\/3d&t.htm<\/a><\/p>\n <\/p>\n <\/a>Tormenta RPG<\/span> \u2013 Durante muito tempo o cen\u00e1rio Tormenta utilizou v\u00e1rios sistemas de regras. \u00c9 dif\u00edcil citar aqui porque realmente ele passou por v\u00e1rias adapta\u00e7\u00f5es, que foi sofrendo no decorrer das edi\u00e7\u00f5es da revista Drag\u00e3o Brasil. Mas um dia resolveram arrega\u00e7ar as mangas e definir um sistema pr\u00f3prio dentro da editora Jamb\u00f4, a escolha foi mais do que acertada e hoje temos o Sistema (baseado na regra OGL de D20) Tormenta RPG. Esse talvez tenha sido o cen\u00e1rio Medieval mais proeminente no Brasil, \u00e9 dif\u00edcil encontrar algu\u00e9m que n\u00e3o tenha jogado ou que n\u00e3o conhe\u00e7a um de seus personagens. Arton ganhou vida e se tornou um mundo pr\u00f3prio em constante expans\u00e3o como os editores gostam de deixar bem claro quando falam do cen\u00e1rio. Suas regras seguem o mesmo estilo de D&D 3.5, mas com uma roupagem melhorada (assim como Pathfinder), tanto que vejo muitos jogos hoje em dia usando cen\u00e1rios americanos, mas com as regras de Tormenta RPG. Pode ser que l\u00e1 fora os jogadores de fantasia medieval estejam desamparados, mas aqui estamos muito bem cuidados, em especial para aqueles que n\u00e3o quiseram migrar para o novo sistema 4.0 de D&D, com v\u00e1rios suplementos sendo lan\u00e7ados em sequencia.<\/p>\n http:\/\/www.jamboeditora.com.br\/produtos\/trpg.htm<\/a><\/p>\n <\/p>\n Redbox:<\/strong><\/span>\u00a0Conheci essa empresa como uma loja online apenas, indicada inclusive pela Jamb\u00f4, mas com o tempo come\u00e7ou a trabalhar com tradu\u00e7\u00f5es, mas um dos projetos deles merece minha cita\u00e7\u00e3o aqui que \u00e9 por curiosidade um dos principais motivos de ter feito essa mat\u00e9ria.<\/p>\n <\/p>\n <\/a>Space Dragon<\/span>\u00a0– Sistema feito em cima das regras do Old Dragon, eis o porqu\u00ea do nome. Trabalha com a tem\u00e1tica de Fic\u00e7\u00e3o cientifica, mas n\u00e3o aquela que estamos acostumados nos dias atuais e sim com a vis\u00e3o de fic\u00e7\u00e3o pulp dos anos 50. Rob\u00f4s em pane, her\u00f3is em roupas de astronauta e armas de raio laser, pessoas com poderes ps\u00edquicos, alien\u00edgenas com roupa de borracha, eis o clima de Space Dragon. Realmente esse clima \u00e9 o desejo de muitos velhotes que cresceram assistindo esses tipos de seriados nas muitas reprises feitas pela tev\u00ea, eu mesmo tenho grande curiosidade em tentar esse sistema qualquer hora.<\/p>\n http:\/\/redboxeditora.com.br\/spacedragon\/<\/a><\/p>\n <\/p>\n Retropunk:<\/strong><\/span> A primeira vez que ouvi falar dessa editora foi devido ao Cen\u00e1rio Rastro de Cthulhu que seria traduzido para o Brasil, mas o editor Guilherme Moraes talvez n\u00e3o imaginasse o que estava pretendendo quando come\u00e7ou. Atualmente a Retropunk vem sendo a empresa com maior quantidade de sistemas \u201cindies\u201d sendo lan\u00e7ado a \u201cminutos\u201d e todos com qualidade excepcional, mas n\u00e3o para s\u00f3 nisso, todos os sistemas tamb\u00e9m \u201cindies\u201d (odeio esse termo no RPG) vindos de fora est\u00e3o recebendo \u00f3timos cuidados, enquanto a tempos atr\u00e1s quase n\u00e3o se viam sistemas, longe dos cl\u00e1ssicos D&D, Storyteller e GURPS, hoje fica at\u00e9 dif\u00edcil se decidir por um cen\u00e1rio e regras. E isso \u00e9 ruim? N\u00e3o, claro que n\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n <\/a>Abismo Infinito<\/span> \u2013 Meu xodozinho dos RPGs atuais, criado por John Bog\u00e9a, Abismo Infinito foi vencedor do \u201cConcurso fa\u00e7a voc\u00ea mesmo\u201d<\/span><\/span> de 2011 na Secular Games. O cen\u00e1rio apresenta o horror no espa\u00e7o, seu sistema \u00e9 t\u00e3o simples e ao mesmo tempo t\u00e3o complexo que vejo meus jogadores se apegarem mais aos seus personagens do que eles fazem preenchendo n\u00fameros e bolinhas na ficha. A melhor defini\u00e7\u00e3o para esse RPG, para quem n\u00e3o esta acostumado, seriam filmes como Enigma do Horizonte ou mesmo o clima de tens\u00e3o de Alien – o oitavo passageiro. O livro inteiro foi escrito e diagramado pelo autor e suas imagens, devo dizer, s\u00e3o as melhores que j\u00e1 vi em um livro de RPG atual, porque faz voc\u00ea mergulhar de cabe\u00e7a mesmo no que o RPG prop\u00f5e.<\/p>\n http:\/\/www.rpstore.com.br\/18-abismo-infinito-quick-start.html<\/a><\/p>\n <\/p>\n <\/a>A Fita<\/span> \u2013 Ainda nem foi lan\u00e7ado e j\u00e1 estou roendo as unhas na espera desse sistema, porque pergunta voc\u00ea leitor, dois motivos: 1. O sistema \u00e9 narrativo em grupo, ou seja, sem mestre, \u00e9 o mesmo modelo usado em Fiasco, todo mundo jogando entre si para gerar um enredo, todos s\u00e3o mestres (ainda que tenha um que ser\u00e1 o respons\u00e1vel para n\u00e3o dar caca como sempre); 2. Terror no formato Bruxa de Blair, REC e Diario dos Mortos, ou seja, pessoas descobrindo o que aconteceu naquela fita \u201cencontrada\u201d por todos da mesa. A ideia por si s\u00f3 \u00e9 muito boa e bem usada, conhecendo meus jogadores coisas absurdas podem acontecer e sendo jogador antigo de p\u00e9rolas como Once Upon a Time, j\u00e1 estou no aguardo ansioso por um RPG nesse modelo.<\/p>\n http:\/\/www.rpstore.com.br\/38-a-fita-playteste.html<\/a><\/p>\n <\/p>\n <\/a>Cosa Nostra<\/span> \u2013 Cosa Nostra<\/span><\/em>\u00a0<\/em><\/span>\u00e9 um jogo narrativo sobre a M\u00e1fia. Nele, os jogadores controlam uma organiza\u00e7\u00e3o criminosa e criam uma hist\u00f3ria memor\u00e1vel de ambi\u00e7\u00e3o, viol\u00eancia e<\/span>\u00a0<\/span>glamour<\/span><\/em>\u00a0<\/em><\/span>na Am\u00e9rica dos anos 30. Essa \u00e9 a descri\u00e7\u00e3o dada para o jogo, n\u00e3o tive oportunidade de testa-lo, mas o jogo segue o mesmo molde de \u2018A Fita\u2019 com os jogadores trabalhando em conjunto para definir a historia no caso a m\u00e1fia que eles pretendem encarnar. N\u00e3o tive oportunidade de abusar desse sistema, mas para quem gosta de historias envolvendo a m\u00e1fia, coisa pouco utilizada no mundo do RPG acaba sendo uma boa pedida, pois o playtest apresenta varias descri\u00e7\u00f5es sobre o funcionamento da m\u00e1fia nos anos 30, algo pouco explorado em RPGs que tamb\u00e9m contam com a presen\u00e7a da mesma.<\/span><\/p>\n http:\/\/www.rpstore.com.br\/43-cosa-nostra-playteset.html<\/a><\/p>\n <\/p>\n <\/a> http:\/\/www.rpstore.com.br\/31-terra-devastada-quick-start.html<\/a><\/p>\n <\/p>\n Secular Games:<\/strong><\/span>\u00a0Principal respons\u00e1vel pelo \u201cConcurso fa\u00e7a voc\u00ea mesmo\u201d a Secular Games anda dando grande valor para o jogo independente e criativo, quase a mesma premissa da Retropunk de variar o mercado brasileiro com produtos criativos e de \u00f3tima qualidade. N\u00e3o tenho grandes conhecimentos por essa empresa, acabei esbarrando nela devido ao Violentina.<\/p>\n <\/p>\n <\/a>Busca Final<\/span> \u2013 \u201cUm jogo de Narrativa \u00c9pica de F\u00e9, Conhecimento e Jornada\u201d, o projeto criado por Gilt\u00f4nio Santos e Richard Garrell tem uma premissa bem incomum como pode parecer de inicio, os personagens \u201cn\u00e3o s\u00e3o t\u00e3o importantes\u201d quanto a historia, \u00e9 como se voc\u00ea fosse um diretor de um seriado,normalmente um jogador assumira a forma como narrador, podendo inclusive assumir o papel de outros personagens para o andamento da aventura. No geral Busca Final \u00e9 um RPG narrativo que conta a historia de um grupo escolhido pelos jogadores que narrar\u00e3o sua historia em busca de algo que mudar\u00e1 suas vidas para sempre e suas historias continuar\u00e3o atrav\u00e9s das eras, a melhor defini\u00e7\u00e3o aqui fica o conto de Frodo Bolseiro e o Um anel. Busca Final utiliza cartas de baralho ao inv\u00e9s de dados, o chamado aqui de \u201cbaralho do destino\u201d, os n\u00fameros ser\u00e3o os Press\u00e1gios e as imagens Revela\u00e7\u00f5es, mas para entender s\u00f3 lendo mesmo o sistema.<\/p>\n http:\/\/www.secular-games.com\/2011\/03\/busca-final\/<\/a><\/p>\n <\/p>\n <\/a>Violentina<\/span> \u2013 Talvez entre todos os que foram apresentados aqui mere\u00e7a um reconhecimento maior por ter sido o primeiro RPG que surgiu gra\u00e7as a um financiamento coletivo. Violentina, criado por Eduardo Caetano, traz para as mesas o formato dos filmes Pulps, a\u00e7\u00e3o desenfreada e cenas dantescas muito utilizadas em especial por Quentin Tarantino, porque n\u00e3o. Violentina \u00e9 outro RPG utilizando o sistema sem mestre, ou como o pr\u00f3prio autor diz \u201conde todos s\u00e3o mestre\u201d (o que alias come\u00e7o a achar que \u00e9 a nova tend\u00eancia no mundo do RPG daqui em diante), com uma situa\u00e7\u00e3o a mais, utiliza-se cartas de baralho, ok isso n\u00e3o \u00e9 nenhuma novidade dentro do mundo do RolePlaying (o pr\u00f3prio Busca Final abusa disso), mas o autor citou algo que achei interessante na descri\u00e7\u00e3o do porque utilizar: \u201cGangsteres e trapaceiros com fichas de p\u00f4quer na m\u00e3o, um charuto no canto da boca e o destinos de suas vidas, decidido nas cartas de baralho… \u201c e \u00e9 bem por ai mesmo pelo menos para esse sistema as cartas s\u00e3o quase como o cora\u00e7\u00e3o do jogo, n\u00e3o tenho como focar muito nesse jogo, baixe o playtest, junte os amigos e seu baralho, escolha o clich\u00ea (que eu adorei alias) e entre no clima de Viol\u00eancia, V\u00edcios e Vol\u00fapia.<\/p>\n http:\/\/www.secular-games.com\/2011\/12\/violentina\/<\/a><\/p>\n <\/p>\n
\nTerra Devastada<\/span> \u2013 F\u00e3s de Walking Dead deleitem-se, primeiro trabalho de John Bog\u00e9a, Terra Devastada apresenta o mundo da sobreviv\u00eancia perante um apocalipse zumb. O sistema abusa mais da imagina\u00e7\u00e3o do jogador que de sistema de regras em si, voc\u00ea cria as caracter\u00edsticas da pessoa como, por exemplo, \u201cInsens\u00edvel\u201d ou \u201cNasci com uma escopeta na m\u00e3o\u201d essas mesmas caracter\u00edsticas podem lhe render vantagens ou desvantagens dependendo da situa\u00e7\u00e3o que seu personagem se encontre, h\u00e1 outras caracter\u00edsticas que funcionam de forma semelhante, mas o sistema em si \u00e9 simples e bem autoexplicativo, e mortal para os jogadores como qualquer serie ou filme envolvendo mortos vivos, ent\u00e3o aguarde por baixas durante a aventura.<\/p>\n