{"id":4617,"date":"2012-07-31T14:45:43","date_gmt":"2012-07-31T17:45:43","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=4617"},"modified":"2015-04-27T21:20:59","modified_gmt":"2015-04-28T00:20:59","slug":"rpg-ate-onde-se-e-bom","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-ate-onde-se-e-bom\/","title":{"rendered":"[RPG] At\u00e9 onde se \u00e9 bom?"},"content":{"rendered":"

Um antigo regulamento pra determinados sistemas de RPG (role-playing game) eram os chamados \u201calinhamentos\u201d ou \u201ctend\u00eancias\u201d, a linha geral de\u00a0\u00e9tica\u00a0e\u00a0moral\u00a0que guia as atitudes de um\u00a0personagem no decorrer do jogo. Antigo porque os analistas de diversos guias de interpreta\u00e7\u00e3o conseguiram compreender a t\u00eanue liga\u00e7\u00e3o entre o bem e o mal que torna um desses elementos, anexo do outro. De fato, n\u00e3o existe um indiv\u00edduo que siga uma tend\u00eancia de forma cega, mantendo os princ\u00edpios de sua conduta intactos.<\/p>\n

Na 3.5 edi\u00e7\u00e3o do RPG de Gary Gygax e Dave Arneson – Dungeons & Dragons, o sistema de alinhamentos chegou na estrutura mais b\u00e1sica, por\u00e9m completa, que temos hoje como refer\u00eancia para distribui\u00e7\u00e3o de tend\u00eancias. Elas se dividem em duas categorias: honra e moral.\"\"<\/a><\/p>\n

A honra de um indiv\u00edduo, por exemplo, obriga que suas atitudes sejam medidas pela balan\u00e7a daquilo que foi institu\u00eddo como c\u00f3digo de conduta, seja por uma institui\u00e7\u00e3o ou por uma sociedade inteira. Quando essas caracter\u00edsticas s\u00e3o aplicadas na tend\u00eancia de um personagem, ele se torna Leal. O oposto a isso \u00e9 o que chamamos de Ca\u00f3tico, o que n\u00e3o segue regras ou leis institu\u00eddas.<\/p>\n

A moral, de forma simplista, \u00e9 a rea\u00e7\u00e3o tomada pela nossa pr\u00f3pria natureza devido \u00e0 estrutura emocional do mundo, conduzindo nossas atitudes ao que conhecemos como bem e mal. Ou seja, o sujeito que mata, domina e explora sem justificativa \u00e9 mau; o que sacrifica sua autopreserva\u00e7\u00e3o para atender o instinto greg\u00e1rio de ajudar o pr\u00f3ximo, \u00e9 bom.<\/p>\n

Quando n\u00e3o h\u00e1 interesse, obriga\u00e7\u00e3o e disposi\u00e7\u00e3o de seguir algum alinhamento de car\u00e1ter que o identifique nas escalas acima, o personagem se torna Neutro.<\/p>\n

Portanto, as tend\u00eancias se completam da seguinte forma:<\/p>\n

 <\/p>\n