{"id":2391,"date":"2012-02-16T15:00:33","date_gmt":"2012-02-16T17:00:33","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=2391"},"modified":"2015-04-27T21:20:59","modified_gmt":"2015-04-28T00:20:59","slug":"paranoia-rpg-o-computador-e-seu-amigo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/paranoia-rpg-o-computador-e-seu-amigo\/","title":{"rendered":"Paran\u00f3ia RPG – O computador \u00e9 seu amigo."},"content":{"rendered":"
Posso ajudar em alguma coisa? Desculpe, cidad\u00e3o. Essas informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o est\u00e3o dispon\u00edveis no momento. Voc\u00ea ainda n\u00e3o \u00e9 um Agente Atirador. O que significa que o seu n\u00edvel de seguran\u00e7a \u00e9 infravermelho. As regras s\u00e3o de n\u00edvel de seguran\u00e7a vermelho.Voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 liberado para conhec\u00ea-las. A seu dispor. PARAN\u00d3IA, n\u00e3o. Aqui voc\u00ea n\u00e3o sabe quem s\u00e3o seus amigos. Nem sabe quem s\u00e3o seus inimigos. Voc\u00ea n\u00e3o sabe como funciona seu equipamento. Voc\u00ea n\u00e3o conhece as regras. A \u00fanica coisa que voc\u00ea sabe \u00e9 que todos est\u00e3o atr\u00e1s de voc\u00ea. Fique alerta!N\u00e3o confie em ningu\u00e9m!Mantenha seu laser \u00e0 m\u00e3o! Ignor\u00e2ncia e medo; medo e ignor\u00e2ncia. Este \u00e9 nosso lema. O Computador \u00e9 seu amigo! Confie no Computador. Em PARAN\u00d3IA, voc\u00ea representar\u00e1 um Agente Atirador a servi\u00e7o do Computador. Voc\u00ea \u00e9 um agente de confian\u00e7a do computador.<\/span><\/p>\n E assim come\u00e7a as primeiras palavras do livro. Lan\u00e7ado em 1984, nos Estados Unidos, Paran\u00f3ia Revolucionou o mercado de RPG, que \u00a0at\u00e9 ent\u00e3o, estava repleto de masmorras intermin\u00e1veis. Na \u00e9poca tamb\u00e9m estavam em moda os complicad\u00edssimos sistemas voltados muito mais para regras do que para interpreta\u00e7\u00e3o (E isso causa uma grande discuss\u00e3o sobre jogos de fantasia serem muito mais focados em batalhas do que interpreta\u00e7\u00e3o, mas deixemos isso de lado por enquanto) Foi ent\u00e3o que a West End Games inovou, e conquistou uma legi\u00e3o de f\u00e3s por todos os continentes, ao lan\u00e7ar um jogo com sistema simples e cen\u00e1rio para l\u00e1 de maluco e engra\u00e7ado, escrito e desenhado por\u00a0Greg Costikyan (que tamb\u00e9m escreveu Toon e Star Wars rpg), Dan Gelber, and Eric Goldberg, ganhando pr\u00eamio de melhor interpreta\u00e7\u00e3o em 1984, e em 2007 chegando ao Hall da Fama.<\/p>\n Mas e o diferencial? Pois ao contrario da maioria dos outros RPGs, onde os personagens cooperam entre si para atingir um objetivo comum, no Paran\u00f3ia cada personagem tem uma s\u00e9rie de motivos para matar ou incriminar os outros, a miss\u00e3o cumpre apenas um papel secund\u00e1rio e \u00e9 conduzida por qualquer caminho que leve a divers\u00e3o.\u00a0Nesse jogo os participantes vivem no Complexo Alfa, uma cidade controlada pelo grande Computador. Essa maquina paran\u00f3ica, esquizofr\u00eanica e extremamente divertida, criou uma sociedade perfeita, sem fome, pobreza ou doen\u00e7as, mas tem ilus\u00f5es de que est\u00e1 sendo invadida por comunistas, e v\u00ea traidores por toda parte.<\/p>\n The Cake is a lie! The Cake is a lie.<\/strong><\/p>\n <\/a><\/p>\n Se voc\u00ea jogar portal, vai sentir que a Glados \u00e9 parente do computador de Paran\u00f3ia. E com certeza parente tamb\u00e9m da Sky.net. Brincadeiras a parte, o jogo tem in\u00fameras refer\u00eancias, ou ser\u00e1 que referenciou in\u00fameras coisas? Todos os habitantes do Complexo Alfa s\u00e3o criados em bancos de clones, compondo fam\u00edlias de seis clones totalmente id\u00eanticos. Ou seja, sempre que seu personagem morrer voc\u00ea ter\u00e1 um “backup” dispon\u00edvel como a mesma personalidade e habilidades, por\u00e9m sem as mem\u00f3rias do \u00faltimo. Qualquer ato pode ser considerado como um trai\u00e7\u00e3o ao Computador, desde esquecer de amarrar os sapatos at\u00e9 fazer propaganda comunista . Como a pena para trai\u00e7\u00e3o \u00e9 a execu\u00e7\u00e3o sum\u00e1ria, e todos tem motivos para dedurar-se uns aos outros, esse clones costumam ser usados em pouco tempo.<\/p>\n O jogo usa um sistema de “combate dram\u00e1tico” que prioriza a rapidez e o humor. A maioria dos combates \u00e9 mortal, envolvendo lasers, granadas e \u00e0s vezes pequenas explos\u00f5es nucleares. Geralmente a pancadaria \u00e9 t\u00e3o confusa que voc\u00ea dificilmente consegue identificar seu inimigo, pois todos est\u00e3o atirando ao mesmo tempo e esse \u00e9 o momento ideal executar discretamente qualquer outro personagens que estiver amea\u00e7ando voc\u00ea.<\/p>\n Como todos os jogos de humor, Paran\u00f3ia \u00e9 ideal para relaxar de campanhas longas e dos jogos “s\u00e9rios”. As partidas s\u00e3o r\u00e1pidas e extremamente engra\u00e7adas. Voc\u00ea ser\u00e1 estra\u00e7alhado, picotado, alvejado, ferido e finalmente vaporizado, mas mesmo assim ir\u00e1 se divertir como nunca. Como este \u00e9 um jogo humor\u00edstico, n\u00e3o \u00e9 muito recomendado para campanhas longas, por isso mesmo n\u00e3o possui muitas regras, bastando apenas um dado de 20 faces para se resolver as a\u00e7\u00f5es. As regras s\u00e3o bem poucas e de f\u00e1cil aprendizado, ficando a maior parte da cria\u00e7\u00e3o das regras para o Mestre, afinal ele \u00e9 o \u00fanico com N\u00edvel de Seguran\u00e7a Ultravioleta, por isso n\u00e3o pense em desagrad\u00e1-lo, lembre-se sempre, o Mestre \u00e9 seu amigo, pois ele serve ao Computador, e voc\u00ea tamb\u00e9m, n\u00e3o \u00e9 mesmo cidad\u00e3o?<\/p>\n As sociedades secretas<\/strong> H\u00e1 quem diga que as sociedades j\u00e1 co existir\u00e3o antes, mas o computador estava preocupado com a sociedade Wobblies, e enviou um pacote de solu\u00e7\u00f5es de problemas para investigar. Uma vez que a sociedade n\u00e3o existem na realidade, as solu\u00e7\u00f5es de problemas n\u00e3o encontrou nada a relatar, e foram denunciado por pregui\u00e7a e insubordina\u00e7\u00e3o. Depois de alguns problemas em grupos foram assim eliminados, um grupo de rec\u00e9m-enviados fundou a sociedade se a fim de ter algo a relatar. At\u00e9 o momento a defini\u00e7\u00e3o de jogo tem lugar, uma s\u00e9rie de outras sociedades secretas enviou espi\u00f5es para se juntar ao Wobblies e o resultado final \u00e9 um grupo que consiste inteiramente de espi\u00f5es para outros grupos. A piada interna para o computador que odeia comunista \u00e9 que esse grupo \u00e9 vagamente inspirado no Industrial Workers of the World (IWW), o original “bambas” movimento sindical que tentou enfrentar os bar\u00f5es no in\u00edcio do s\u00e9culo 20. Ir\u00f4nico n\u00e3o? Anti-Mutante,\u00a0Infoman\u00edacos,\u00a0Comunistas,\u00a0Corpore Metal,\u00a0Leopardo da Morte,\u00a0Primeira Igreja do Cristo Programador,\u00a0Destruidores de Frankensteins,\u00a0Livre Iniciativa,\u00a0Humanistas,\u00a0Iluminati,\u00a0M\u00edsticos,\u00a0Pr\u00f3 Tec,\u00a0Psion,\u00a0PURGA,\u00a0Rom\u00e2nticos,\u00a0Clube Sierra.<\/p>\n Poderes Mutantes<\/strong><\/p>\n A evolu\u00e7\u00e3o do mundo traz tamb\u00e9m a muta\u00e7\u00e3o. O computador adora evolu\u00e7\u00e3o, mas seres evolu\u00eddos v\u00e3o contra o computador, logo, ser um mutante \u00e9 trai\u00e7\u00e3o. Para isso o Computador criou at\u00e9 mesmo um detector de mutantes. Veja abaixo algumas muta\u00e7\u00f5es j\u00e1 conhecidas e detectadas pelo computador.<\/p>\n Controle de adrenalina, electroshock, empatia, empatia mec\u00e2nica, intui\u00e7\u00e3o mec\u00e2nica, leitura mental, levita\u00e7\u00e3o, pirocinese, polimorfismo, precogni\u00e7\u00e3o, raio mental, supermetabolismo, supersentido, regenera\u00e7\u00e3o, sentindo a Burocracria, Teleparia, teleporta\u00e7\u00e3o, telecinese, vis\u00e3o de raio-x.<\/p>\n
\n<\/span>Claro. Voc\u00ea poderia me contar como funciona este jogo<\/em>.<\/p>\n
\n<\/span>O que voc\u00ea quer dizer com n\u00e3o est\u00e3o dispon\u00edveis?<\/em><\/p>\n
\n<\/span>H\u00e3? A maioria dos jogos faz quest\u00e3o de nos ensinar as regras.<\/em><\/p>\n
\n<\/span>A p\u00e1gina inicial diz algo sobre um computador.<\/em><\/p>\n
\nO Computador acredita que os “comunistas” infiltraram seus agentes entre a popula\u00e7\u00e3o. S\u00e3o eles os mutantes, falhas secretas imperfeitas (e poderosas) demais para existir (qualquer comparativo com x-men e toda a onda dos quadrinhos na \u00e9poca n\u00e3o \u00e9 mera coincid\u00eancia); e as sociedades secretas, entidades clandestinas n\u00e3o autorizadas que pregam a mais loucas filosofias de vida – desde o \u00f3dio contra todas as m\u00e1quinas (Bem vinda Sarah Connor) at\u00e9 o saudosismo por coisas importantes do passado (as orelhas do Mickey, por exemplo). Em sua infinita sabedoria, o computador criou uma unidade especial conhecida como Agentes Atiradores (leia-se Pcs, ou androids ou humanos alterados, Exterminador do futuro), para encontrar e destruir os traidores onde quer que esteiam. O grande problema \u00e9 que todos os personagens s\u00e3o mutantes e pertencem a uma sociedade secreta, sendo portanto traidores. Quando algum personagem for desmascarado como traidor, os outros devem (alegremente) execut\u00e1-lo. A melhor forma de garantir sua sobreviv\u00eancia \u00e9 expor os demais personagens e conseguir executa-los antes que fa\u00e7am o mesmo com voc\u00ea.<\/a><\/p>\n
\nRegras de Menos e Divers\u00e3o de mais <\/strong><\/p>\n
\nNo jogo, Sociedades Secretas tendem a basear-se na procura do conhecimento superficial da mat\u00e9ria hist\u00f3rica. Por exemplo, as edi\u00e7\u00f5es anteriores inclu\u00edram sociedades, como o Clube de Seal (que idolatra o exterior, mas \u00e9 certeza que as plantas e os animais realmente apreciam o complexo alfa e o tratamento do computador, se n\u00e3o n\u00e3o existiriam mais), os Cavaleiros do objeto circular, os trekkies , e da Primeira Igreja de Cristo, programador de computador. De acordo com o <\/a>tema da paran\u00f3ia, um monte de sociedades secretas t\u00eam espi\u00f5es ou agentes duplos em cada outras organiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
\nVeja algumas das sociedades j\u00e1 catalogadas pelo computador:<\/p>\n