{"id":10155,"date":"2011-06-10T11:30:05","date_gmt":"2011-06-10T14:30:05","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=4835"},"modified":"2011-06-10T11:30:05","modified_gmt":"2011-06-10T14:30:05","slug":"retroview-final-fantasy-20th-anniversary-edition","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/retroview-final-fantasy-20th-anniversary-edition\/","title":{"rendered":"Re(tro)view: Final Fantasy 20th Anniversary Edition"},"content":{"rendered":"
Final Fantasy foi o jogo que impediu a ent\u00e3o Square-soft de desistir do mercado de jogos e nada mais justo que comemorar o anivers\u00e1rio de 20 anos de lan\u00e7amento do jogo com um remake.<\/a> Final Fantasy foi o jogo que impediu a ent\u00e3o Square-soft de desistir do mercado de jogos e nada mais justo que comemorar o anivers\u00e1rio de 20 anos de lan\u00e7amento do jogo com um remake.<\/p>\n","protected":false},"author":17,"featured_media":4847,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"jetpack_post_was_ever_published":false,"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":false,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[10],"tags":[808,1282,303,1330,593,600],"jetpack_publicize_connections":[],"yoast_head":"\n
\nQuem jogou o a vers\u00e3o de nintendinho ou a de PSX sabe a hist\u00f3ria do jogo, mas pra quem n\u00e3o sabe aqui vai: h\u00e1 dois mil anos atr\u00e1s, quatro dem\u00f4nios come\u00e7aram a se alimentar dos quatro cristais que regem o mundo, fazendo com que os ventos parassem de soprar, o mar ficar bravo, a terra apodrecer, o mundo mergulhar em escurid\u00e3o e v\u00e1rios monstros aparecerem. Com isso, surgiu a profecia de quatro guerreiros intitulados \u201cOs Guerreiros da Luz\u201d, cada um possuindo um cristal, desceriam ao mundo e restauraria o poder dos cristais e trazer a luz de volta ao mundo. Nem preciso dizer que voc\u00ea controla os quatro guerreiros.
\nO jogo j\u00e1 come\u00e7a numa tela de sele\u00e7\u00e3o de personagens na qual voc\u00ea escolhe o nome e a classe deles, que s\u00e3o divididas em Warrior (cuja evolu\u00e7\u00e3o \u00e9 Knight), Monk (Master), Thief (Ninja!) e os Black, White e Red (uma mistura de magia com ataque) Mage (Wizard). Depois disso voc\u00ea \u00e9 literalmente colocado no meio do mundo do jogo, aonde voc\u00ea tem que falar com o rei do castelo de Corneria e provar ao rei que s\u00e3o os verdadeiros guerreiros ao derrotar um homem chamado Garland e resgatar a princesa sequestrada por ele. \u00c9 claro que voc\u00ea derrota ele e resgata a mulher, mas, ap\u00f3s derrotar Garland, ele se lan\u00e7a no passado e pede aos dem\u00f4nios para que o reviva com a promessa de lan\u00e7\u00e1-los dois mil anos no futuro, criando um loop temporal e que s\u00f3 pode ser revertido se os guerreiros voltarem no tempo e derrotar ele e os quatro monstros.<\/a>
\nO visual recebeu uma remodelada, deixando tudo bem detalhado e mostrando a beleza e variedade dos ambientes, monstros e magias, que ganharam uma anima\u00e7\u00e3o pr\u00f3pria cada uma (e s\u00e3o v\u00e1rias magias dispon\u00edveis).
\nA jogabilidade se baseia nos moldes do JRPG, no qual a a\u00e7\u00e3o se d\u00e1 por turnos e somente com as batalhas \u00e9 que voc\u00ea ganha experi\u00eancia para subir de n\u00edvel, o que significa \u00e0s vezes uma massacrante rotina de grinding para subir de n\u00edvel e ganhar dinheiro para melhorar o equipamento, enfrentar o chefe da dungeon mais pr\u00f3xima, avan\u00e7ar na hist\u00f3ria e partir pra mais uma se\u00e7\u00e3o de grinding, sem falar no mart\u00edrio que \u00e9 enfrentar as random battles.
\nOutro ponto que deixa o jogo mais fiel \u00e0 vers\u00e3o de NES, mas que pode ser encarado com certa negatividade pelo jogador mais novo \u00e9 que n\u00e3o existe um \u201cSuper Guide\u201d, fazendo com que o jogador se concentre na leitura por vezes cansativa de textos que mostram um pouco da hist\u00f3ria dos NPCs e do jogo.<\/a>
\nA trilha sonora tamb\u00e9m recebeu uma renova\u00e7\u00e3o, trocando os chiptunes por uma vers\u00e3o instrumental, dando um ar medieval e \u00e9pico para a aventura, sem falar que cada ambiente possui uma m\u00fasica pr\u00f3pria, dando uma grande variedade ao acervo.
\nO jogo n\u00e3o possui um replay muito grande, j\u00e1 que os \u00fanicos extras que o jogo possui s\u00e3o uma galeria de imagens que s\u00e3o destravadas ao zerar o jogo e que s\u00f3 \u00e9 totalmente liberada se voc\u00ea completar o besti\u00e1rio do jogo e o grande trunfo do jogo que s\u00e3o as dungeons Soul of Chaos, que s\u00e3o liberadas conforme voc\u00ea derrota os chefes e que s\u00e3o baseadas em dungeons dos FFs III ao IV e com os ic\u00f4nicos chefes e m\u00fasicas de cada jogo, sendo que uma \u00e9 mais complexa e dif\u00edcil que a outra (a \u00faltima dungeon Whisperwind Cove possui 40 andares cheios de monstros e com um chefe a cada 10 andares).Garantindo um prato cheio para os mais saudosistas.<\/a>
\nSe voc\u00ea possui um PSP e \u00e9 um f\u00e3 da s\u00e9rie ou quer saber o que seu pai jogava durante a inf\u00e2ncia ou quer simplesmente relembrar os velhos tempos, Final Fantasy \u00e9 o jogo ideal pra voc\u00ea.
\nGr\u00e1fico:<\/strong> 7,5\/10
\nSom:<\/strong> 8,6\/10
\nJogabilidade:<\/strong> 6,0\/10
\nReplay:<\/strong> 4,2\/10
\nNota Final:<\/strong> 9,0\/10
\nP.S:<\/strong> se voc\u00ea quiser ver o mapa do jogo aperte c\u00edrculo e o select juntos. Isso ajuda muito.
\nP.S2:<\/strong> reizinho mercen\u00e1rio esse!<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"