Muita gente ficou receosa com o terceiro jogo da série Dead Space acabasse se tornando mais um jogo de tiro com aliens, do que um jogo de terror. Pelo que foi visto na demo lançada, ele parece mais um jogo de ação, mas que ainda tem os seus momentos de tensão.
Com data marcada para 05 de fevereiro desse ano (o que significa que o jogo já saiu se você estiver lendo isso depois desse dia), para PC, Xbox 360 e PS3, ele continua a história de Isaac Clarke, que agora só quer distância dos Markers por tudo que fizeram a ele, mas decide ir ao planeta gelado de Tau Volantis porque, de alguma forma, alguém conseguiu impedir a ascensão de um Marker localizado no planeta, e ele quer saber como isso aconteceu para poder destruir-los de vez. Porém, ele não está sozinho já que também terá que enfrentar os unitólogos que não estão muito afim de que ele tenha sucesso em sua empreitada.
Uma das coisas que mais me incomodou na demo foi o fato de que a movimentação do Isaac parece mais travada em relação aos outros dois jogos, entretanto ele pode dar cambalhotas e se proteger atrás de caixas para ter cobertura contra os unitólogos. O combate parece mais dinâmico, te dando mais opções na hora de enfrentar os inimigos: você pode se esconder e deixar que os necromorphs façam o trabalho sujo para então você limpar o resto da bagunça; ou você pode encarar o Rambo, se esconder atrás de uma caixa e atirar em qualquer coisa que se mexer, o que é ótimo contra os humanos, e péssimo contra os necromorphs.
Outra das maiores mudanças do jogo foi que, com a neve, o jogo tem mais chances de te dar sustos como os bichos surgindo do meio dela pra te atacar. Bichos estes que ficaram mais mortais com adição de novos tipos como o fodder, um necromorph capaz de tirar três tentáculos do corpo não importa aonde atire; um outro que “revive” inimigos caídos e que só morre com um tiro na cara, e animais necromorphs para aqueles que já achavam os bebês algo normal.
Porém, a maior e mais controversa mudança no jogo foi a extinção dos créditos e dos Power nodes. Agora você coleta recursos e peças para fabricar armas e outras coisas e melhorá-las colocando outras funcionalidades (como uma plasma cutter com um módulo de stasis embutido, por exemplo), fazendo uso das habilidades de engenheiro do Isaac e aumentando a variedade de formas de matar o inimigo. Porém, se você não tiver muito afim de procurar por partes e recursos, você pode comprá-los com dinheiro real, o que causou um certo receio dos fãs. Assim como o multiplayer do Mass Effect 3, onde você pode comprar pacotes tanto com dinheiro real (os Bioware points), quanto com os créditos obtidos no jogo. Assim, você pode passar o jogo inteiro sem gastar um centavo a mais.
E se mesmo assim você não estiver interessado no jogo por achá-lo muito assustador, existe a opção do Coop online, aonde você joga com Isaac ou com o James Carver, um cara meio esquentado e que aos poucos vai perdendo a sanidade, então vai ser normal se o cara que estiver jogando com o Carver pirar no headset com alguma coisa que só ele viu.
Mesmo com a proposta do terror reduzida, Dead Space 3 pode ser um título capaz de te deixar colado na cadeira no single player e bem satisfeito no multiplayer.
Possibilidade de dar certo: 85%