Eu gostava da cena do elevador do primeiro Mass Effect, em que Shepard e seus companheiros ouviam uma música calma enquanto esperavam pelo cenário carregar. Era meio que uma pausa da ação do jogo. E se você também gostava dessa cena (ou se você simplesmente gosta de elevadores), você certamente vai adorar o mod de Half-life 2 chamado Elevator: Source.
Desenvolvido pela Pixeltail Games, esse mod é considerado o melhor simulador de elevador existente (como se existisse algum). Se baseia em você entrar em um elevador, seja sozinho ou com outras pessoas, sendo que você nunca sabe aonde o elevador vai parar: ele pode parar em uma sala completamente normal, pode parar em uma praia, um quarto em preto e branco ao melhor estilo anos 80, um cenário 8-bit aonde formigas humanoides tocam e dançam pra você etc. São 28 salas completamente diferentes entre si e que são ordenadas randomicamente, sendo que nunca se sabe qual será a próxima sala a ser mostrada pela porta do elevador, dando aquele misto de curiosidade e medo, acompanhados pela calmaria das músicas que tocam ocasionalmente (que vão de Kirby’s Epic Yarn até uma versão em violão da Garota de Ipanema). E esse que é o ponto alto do jogo: a sua randomicidade.
Você nunca sabe com quem vai ficar no elevador, ou qual será a próxima música a tocar e, principalmente, qual será a próxima coisa que verá quando o elevador se abrir, e isso é muito bom porque faz com que você se abra com os seus “colegas de elevador”, criando uma espécie de relação basaeada nas reações feitas após cada sala, até você chegar no seu destino final: uma sala de jogos com sinuca, uma máquina de caça-níqueis e uma TV completamente funcionais (a TV é conectada ao youtube).
“Elevator: Source” é mais do que um simulador de elevador: É “o” simulador de elevador, com cada passeio uma experiência completamente diferente que só vale de verdade se você estiver jogando no multiplayer e usando um headset.
Para jogar o mod, você precisa ter instalados o Half-life 2 Episode 2 e o Garry’s Mod. Para baixar, clique aqui para ser redirecionado ao site do mod e mais abaixo você encontra dois vídeos: o primeiro, comentado em inglês, que mostra o modo multiplayer completo em quase 45 minutos e o outro, sem comentários, que mostra parte do singleplayer com apenas 11 minutos (para o caso de você não ter tempo nem paciência de ver o anterior).