Qual o brinquedo que mais te marcou? Você ainda se lembra dele?
Pois é, os brinquedos fazem parte de nossa cultura e até mesmo de nossa formação. Pensando nisso, o fotógrafo italiano Gabriele Galimberti viajou por mais de 58 países retratando crianças do mundo todo cercada por seus objetos favoritos.
O projeto levou o nome de Toy Stories e Galimberti notou um traço em comum no seu projeto: como os brinquedos refletiam o ambiente da criança. Uma menina de uma família rica de Mumbai, por exemplo, adora o jogo Banco Imobiliário, por gostar da ideia de construir casas e hotéis enquanto outra que vive na fazenda, tem pás e adereços que remetem sua vida naquele local. Já Ralf, de qutro anos que mora na Letônia quer ser campeão de fórmula 1. A mãe dele é motorista de taxi e ele exibe sua coleção de carrinhos.
Além do reflexo, ele diz ter encontrado diferenças entre comportamento
“As crianças mais ricas eram mais possessivas. No começo não me deixavam tocar nos brinquedos e eu precisava de mais tempo antes de elas me deixarem brincar”, disse.
“Nos países pobres era muito mais fácil. Mesmo se elas tivessem apenas dois ou três brinquedos, elas não se importavam (comigo tocando os brinquedos)”, acrescentou.
Confira o projeto:
Eu particularmente achei que muitas crianças tem brinquedos como armas e pistolas. Não sou totalmente contra mas não acho saudável somente um tipo de brinquedo e isso me chocou. Acredito que isso varia de país para país devido as muitas situações de guerra, o que me faz gostar ainda mais do nosso Brasil.
Visite o site do artista: http://www.gabrielegalimberti.com para mais fotos e informações. Aproveite para nos deixar um comentário e contar qual o seu brinquedo favorito ou o que achou do projeto.